Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sábado, 19 de maio de 2012

Gregos...

Nos jogos de guerra, pisam-se os direitos, mas é sempre preciso fazer bem as contas
Do Blog da Joana Lopes, Portugal

«Os gregos vão de novo para eleições, em Junho. Nesse mês, se falharem as transferências ao abrigo do segundo resgate, a Grécia entrará em incumprimento. O provável futuro primeiro-ministro helénico, o presidente do Syriza, o jovem Alexis Tsipras, já conseguiu uma quase vitória. Se os pagamentos não forem efectuados, a Grécia não sairá da Zona Euro, ela será expulsa de facto pelos credores, com a Alemanha à cabeça. Trata-se de um triplo ónus: legal, político e económico, que cairá inteiramente sobre Berlim. (…)

A lei europeia está do lado dos gregos. Na formação da Zona Euro há um silêncio total sobre a possibilidade de saída dos Estados. E no Tratado de Lisboa, o artigo 50.º só prevê a possibilidade de saída voluntária dos países da UE, nunca a sua expulsão.

Em segundo lugar, expulsar os gregos numa altura em que eles estão em processo de eleições seria violar o sacrossanto princípio da soberania popular, o princípio de ética pública que separa a democracia de todos os tipos de barbárie.

Em terceiro lugar, expulsar a Grécia nesta altura (…) seria lançar a UE num vendaval de perdas de rating, forçando o BCE a abrir desesperadamente a bolsa, em muito mais do que os escassos milhares de milhões de euros que Atenas vai precisar para flutuar. (...)

Nos jogos de guerra, pisam-se os direitos, mas é sempre preciso fazer bem as contas»
Viriato Soromenho-Marques

Ler também: BCE deixa cair alguns bancos mas defende que Grécia deve ficar no euro

P.S. - Entretanto, saiu há pouco a primeira sondagem que dá o primeiro lugar à Nova Democracia, com hipóteses de formar maioria com o PASOK. Garrafas de champanhe devem estar a ser abertas em Berlim e em Bruxelas. Para que a Grécia continue excelente como até agora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário