Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sexta-feira, 21 de junho de 2013

As manifestações...


Não sou petista, mas também não sou bipolar. Explico: não sendo petista, não vou para o outro lado (da opozissão), o PSDB. Isso quer dizer que me sinto livre para falar das manifestações desses últimos dias com mais liberdade (não votarei no Aécio, nem na Dilma). 

As manifestações são produto do repúdio político contra o cinismo (aqui uso cinismo no sentido comum do termo) dos políticos, das alianças do governo Dilma e da política rastaquera dos tucanos e democratas (sic). Os democratas e tucanos, parceiros do latifúndio brasileiro, jamais conseguiram fazer oposição. São partidos de direita com cérebro do atraso. Colonialistas. Quem tem Kátia Abreu como senadora que dilacera o Código Florestal, que é contra a demarcação das terras indígenas não precisa de mais nada a não ser um país de soja e gado. Para exportação, é claro. FHC para mim é o supra sumo do deboche. Destruiu o país. Privatizou tudo, só não conseguiu privatizar as universidades públicas. Por um triz. Deixou isso para o PT. Deixou também a reforma da previdência para o governo do PT e seus "aliados". 

Já o governo PT com seus aliados chegaram ao fim do deboche. Renan Calheiros, Sarney, privatização dos hospitais das Universidades públicas (o Eberserh), a reforma da previdência em 2003, com a vergonhosa troca de favores entre "aliados", Maluf abraçando o Lula, um evangélico aloprado, deputado (que é considerado estelionatário) na Comissão de Direitos Humanos que prega a cura gay... O deboche final foi a doação de dinheiro público para a construção de estádios de futebol (nada contra o futebol, a Copa). Só para o estádio do Corinthians foram 400 milhões, doado pelo Kassab, antes aliado do governador de São paulo, Alkimin, hoje aliado do PT. 

No Rio de Janeiro, o estado é avacalhado pelo governador aliado Sergio Cabral, do PMDB. Parentescos estranhos ligam seu governo a empresários que lucram no estado. O prefeito Paes também. Não foi o Rio de Janeiro que doou o Maracanã a Eike Batista ou estou errada? 

O entorno dos estádios em construção ou reformas foi despejado. Um entorno de famílias pobres. É só ver no Youtube o vídeo da socióloga Florence, a Caminho da Copa, de 36 minutos.

Enquanto isso, o SUS não funciona. Mais ou menos privatizado, não atende mais a população. Crianças morrem sem leito. Velhos também. A educação sofre. Não só pela política federal, mas de todas as outras esferas, estaduais e municipais. Municípios com prefeitos do partido PP, PMDB, e mais pês que não repassam dinheiro do governo federal para a educação. Não vimos na manifestação de Juazeiro do Norte o prefeito que diminuiu o salários dos professores? Claro, na manifestação o prefeito ficou "acolhido" no banco onde foi fazer uma transação bancária. Das 17h à meia noite. Saiu escoltado pela polícia.

A polícia, sempre vingativa, mandou balas e bombas e depois teve que se recolher pelo menos em São Paulo porque no Rio de Janeiro, ontem mandou balas e bombas dentro de um hospital.  Vimos pela TV, atônitos, a calma dos policiais jogando bombas no hospital. Qual a doutrina da polícia brasileira? sabemos qual é ou não?

Os baderneiros ou vândalos. Palavras prediletas da TV, em especial a TV Globo. No primeiro dia, todos e todas eram vândalos. Depois, só os que caíram no quebra-quebra. Mas, quem eram esses? Um daqueles jovens que quebrou a prefeitura de São Paulo era filho de um empresário do ramo de transporte pelo que vi na TV Cultura de São Paulo e na Record News, com Heródoto Barbeiro. Só nesses canais vi a notícia.

O episódio das bandeiras. Não gostei da ordem de não levantar bandeiras. Minha opinião é muitos movimentos e poucos partidos de esquerda estão na luta há anos. Já levaram porradas antes. Já lutaram pelo passe livre também. 

Por fim: eu estava perplexa com o surgimento das manifestações. Saudei-as e ainda saúdo. Vi jovens anarquistas iniciando a luta. São jovens que leram Kropotkin. Outros também aderiram, depois mais outros, inclusive na periferia onde as pessoas são mais (e duramente) perseguidas pela polícia. 

As manifestações parecem que inibiram os políticos. Deputados, senadores e vereadores estão de bico calado. Ministros e a presidenta também. Espero que alguém tenha consciência de dizer que estamos todos cheios de "aliados" que viajam com dinheiro público levando filha, sogra, a esposa, a ex-esposa, que querem a cura gay, que impedem a cartilha sobre sexualidade, que gastam dinheiro em estádios ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário