Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

terça-feira, 11 de junho de 2013

De Portugal

Curtiu · 6 de Junho 

COMUNICADO Nº 20/13

LÁGRIMAS DE CROCODILO

Segundo despacho da Lusa, o presidente do Conselho de Administração (CA) da RTP afirmou hoje, na V Conferência da ERC, que está muito preocupado por "ter que pôr famílias no desemprego".

Ninguém "tem" de pôr ninguém no desemprego. Alberto da Ponte não "tem" de despedir, não "tem" de aceitar passivamente o corte da indemnização compensatória, não "tem" de aceitar a incumbência de fazer canais internacionais sem dinheiros públicos - e a tudo isto poderia dizer não.

Quando a CT ainda era recebida pelo CA, para dizer ao CA o que este não queria ouvir, por várias vezes lhe apontámos o exemplo de reitores das universidades públicas que se recusavam a fingir uma prestação de serviço público quando o Governo apenas fingia dotar as universidades de verba para funcionarem. Alberto da Ponte não "tinha" de ignorar o exemplo dos reitores, nomeadamente o da Universidade de Lisboa, e não "tinha" de optar pelo caminho oposto.

Se veio para a RTP com instruções para despedir, não se desculpe agora com uma suposta inevitabilidade: podia não ter vindo. E, se tivesse feito tudo para obter os financiamentos indispensáveis à prestação do serviço público, e se todos esses esforços tivessem sido vãos, também nada o obrigava a ficar.

Mas Alberto da Ponte não fez tudo o que podia e, que nós saibamos, nem fez nada do que podia para se opor ao corte da indemnização compensatória. Veio porque quis, ficou porque quis e agora vai despedir porque quer.

Repetimos: o presidente do CA não "tem" de despedir. Nós, trabalhadores, é que "temos" de resistir ao despedimento coletivo - se não quisermos ser cilindrados.

O Secretariado da Comissão de Trabalhadores da RTP
comissao.trabalhadores@rtp.pt

Lisboa, 6 de junho, de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário